sexta-feira, 28 de junho de 2013

Jornalista: Entrevista ou Questionário?

Olá, Pessoas!

Como profissional de Comunicação e atuante também na mídia, sempre prestei atenção em outros apresentadores – e até me espelhei neles – quando o assunto é entrevista.
Vale ressaltar que muitos destes apresentadores que admiro estão no rádio.
Puxando a sardinha, acredito e tenho provas, de que o rádio desenvolve o argumento, o raciocínio lógico, a oralidade e até ajuda a desinibir.
Estes temas, tão difíceis de serem abordados pelas faculdades de jornalismo, alcançam fluidez e soam naturais neste veículo fantástico que exige rapidez de pensamento e objetividade.
Todo jornalista, quando não trabalha em uma editoria específica, seja ela de economia, esporte, cultura, saúde, é, de certa forma, obrigado a ter uma formação generalista, saber de tudo um pouco.
Sendo assim, fica difícil aprofundar num assunto para tirar dele o maior proveito possível e, consequentemente, se fazer entender.
Partindo deste princípio, tenho notado uma dificuldade em muitos jornalistas em se fazer entrevistas e então, partem para o mais fácil: um questionário com algumas perguntas que eles julgam serem as mais adequadas e vamos para a sabatina!
Numa entrevista, acredita-se que, como num roteiro, haverá começo, meio e fim.
Ou seja: o apresentador faz uma introdução do assunto, insere o entrevistado no contexto, faz a primeira pergunta, desenvolve o argumento e, de acordo com o tempo disponível, depreende se pode alongar o assunto ou não.
Isto seria o ideal mas nem sempre acontece.
Poucos são os que conseguem seguir esta sequência lógica e por isso, se perdem já na primeira pergunta, quase sempre 'nada a ver' com o objetivo da pauta.
Ninguém precisa ser 'expert' em todo assunto, mas muitas vezes, a realidade exige um certo conhecimento, um certo preparo antes de iniciar a entrevista.
O que vemos, infelizmente, é um questionário sem fim, com repórteres perguntando a mesma coisa que o entrevistado já respondeu e constrangendo este a dar uma nova resposta para a mesma pergunta.
Isto não significa dizer que a elaboração de um questionário não seja importante, mas há que seguir alguns critérios que nem sempre são levados em consideração. Muitas perguntas, se respondidas de outra maneira, podem 'cair' tranquilamente que não farão a menor falta.
É esta sensibilidade que o entrevistador deve ter.
É esta sensibilidade que está cada vez mais escassa.
Para isto, vão algumas dicas:
Preparo do roteiro e não simples perguntas: Conheça o entrevistado. Seja humilde. Pergunte de quem se trata ou faça uma breve pesquisa na internet. Não é necessário ler o currículo inteiro e montar um dossiê sobre o entrevistado, mas é possível, através de tags, saber quem ele é;
Atenha-se ao lead: Perguntas desnecessárias, que qualquer um faria ou já fez, podem ser descartadas devido a sua irrelevância;
Desenvolva argumentos de forma sucinta: Muitas vezes, o jornalista que faz uma pergunta mal elaborada, tenta explicá-la e se perde nestas explicações se alongando. Pense antes de perguntar;
Acompanhe o raciocínio do entrevistado: Fique atento, procurando 'ganchos' que possam gerar a próxima pergunta. Um termo a ser explicado, por exemplo. Isto enriquece a pauta.
Seguindo estas dicas básicas, a entrevista ocorrerá de forma fluida evitando a repetição, tão comum em nossos dias.
E outra dica importante pra você que faz TV: Quem disse que é preciso ficar rindo para o entrevistado enquanto ele responde a sua pergunta?
Pense nisso e sua entrevista será mais enriquecedora das próximas vezes e você ganhará mais confiança para falar de vários assuntos, mesmo que estes não façam parte de seu cotidiano.


É isso.

Nenhum comentário: