sábado, 27 de fevereiro de 2010

As falcatruas das agências de emprego e as piadas nas habilidades profissionais

Agora que coloquei o inglês no meu currículo, estão pedindo espanhol fluente nas 'oportunidades' que chegam na minha caixa.
Sinceramente, as vagas de emprego estão ficando cada vez mais jocosas e as empresas dignas de comédias stand up.
Minha próxima faculdade será Psicologia com ênfase em RH. Como sou publicitário, quero ver quem vai me pegar em criar exigências pra CV!
Os anúncios de oferta de emprego sempre são os mais ridículos possíveis. Tem gente pagando para ser enganado pelos jornais e por psicólogos ávidos por criar novas competências e selecionadores que tem o olho na ponta do nariz.
Não são raras as vezes que você percebe que a pessoa encarregada de te entrevistar não demonstra a menor competência para fazer aquilo.
Quem está sendo enganado? os ofertantes das tais vagas que aceitam exigências ridículas que nem eles mesmos sabem pra que servem. Por consequência, acabam enganando àqueles que depositam num pedaço de papel suas últimas esperanças e tecem sonho para quando conseguirem uma boa colocação profissional.
Dia destes vi um anúncio para assistente administrativo com amplo conhecimento em logística, despacho aduaneiro e fluência em inglês. Vale ressaltar que tal responsabilidade equivalia a um salário sem equiparação em qualquer lugar que se julgue sério.
Piada total.
Ainda tenho a expectativa de que isto venha a melhorar com o salariômetro, que foi criado com o objetivo de estabelecer competências e regular o pagamento a várias categorias.
Tomara que as empresas, agências de emprego e tais psicólogos com ênfase em RH,  saibam manusear muito bem estes dados e parem de inventar cargos e competências que, DUVIDO, eles saibam o que significam, pois são tão confusos como os anúncios de horóscopo.
Só para ilustrar: dia destes, enquanto aguardava para cortar o cabelo, vi, nos 'conselhos astrológicos do meu signo',  o seguinte: ´ótimo dia para pedir aumento no seu trabalho.' Qualquer ser humano ficaria feliz e se sentiria numa situação confortável se não fosse um sábado e não estivesse de férias! A bem da verdade, sou cético quanto a estas crendices, mas pus-me a pensar no desolamento que isso causa num ser humano confiante nestas bobagens.
Como sou publicitário, estou pensando em começar a criar anúncios para agência de empregos: imaginar uma competência impossível de ser alcançada, aliada ao pagamento de um salário minguado numa 'empresa em fase de expansão à procura de colaboradores dispostos a desafios e com proatividade como diferencial'.

É isso.

Nenhum comentário: