sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O que existe por trás da notícia

O QUE EXISTE POR TRÁS DA NOTÍCIA:

Médicos Cubanos

Há tempos o governo de um país lá da América do Sul não se atenta às questões da saúde da população.
Com a onda de manifestações que assolou o país desde os últimos meses,  as autoridades demonstraram um esboço do que seria a sua preocupação com relação a vários temas que incomodam os brasileiros que agora exigem contrapartida pelos altos impostos pagos religiosamente a toda hora, todos os dias, em qualquer situação.
Claro que o tema escolhido, depois do transporte e mobilidade urbana, seria o calcanhar de Aquiles chamado Saúde. 
Para isso, o Governo criou o Programa Mais Médicos, que deveria suprir a carência destes profissionais nos rincões mais afastados do Brasil. Os salários seriam convidativos, mas, mesmo assim, não atraíram mão de obra local. 
Agora, surge uma medida paliativa e muito controversa que divide opiniões em todos os âmbitos da sociedade: contratação de médicos cubanos.
Os médicos serão contratados através de uma Organização vinculada ao governo de Cuba, que receberá, por médico, R$ 10 mil reais. Ainda não se sabe o quanto desta quantia irá para o bolso dos profissionais que atuarão no Brasil a partir desta semana.
Cogita-se que o repasse desta verba seja de 25% a 40% para os médicos que se instalarem no Brasil.
Vale ressaltar que eles não podem trazer família ou ter outro vínculo empregatício no país (seria um prato cheio pra deserção, ops!). O Ministro da Saúde, que será alçado ao cargo de governador do Estado de São Paulo na próxima eleição (mais um poste erguido por um ex-presidente aí) diz que não há nada ilegal nisso e que as contratações obedecem às leis trabalhistas...de Cuba. Resta saber agora se os médicos trabalharão acorrentados às suas mesas ou vigiados por espiões cubanos que costumam acompanhar profissionais nestas condições. Tudo dentro da legalidade cubana. E apoiado por um país lá da América do Sul.
Como diria a dama de vermelho: "Em ano de eleição se faz o diabo". 
Enquanto todos pensaram que o intuito era o de resolver os problemas da saúde tupiniquim, o governo sindicalista, que outrora defendia os interesses do trabalhador, queria, na verdade, contratar mão de obra escrava dos seus comparsas.
É isso.

http://oglobo.globo.com/pais/governo-faz-convenio-para-contratar-4-mil-medicos-cubanos-9647511

Nenhum comentário: