segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Redes Sociais: Distanciando pela (falsa) Proximidade


Olá, pessoas!

Sou entusiasta da tecnologia, das redes sociais e de tudo que puder facilitar a comunicação. Por outro lado, abomino o seu uso indiscriminado apenas para quem quer passar uma imagem de bonzinho, afinal, ser politicamente correto está mais que na moda e, resumindo, ser falso e prepotente também.
Nas redes, podemos ter vários amigos atrelados ao nosso perfil, lotando nosso perfil, pedindo ingresso em nosso perfil, o que de certa forma, pode nos dar aquela falsa impressão de popularidade.
Ledo engano.
Quando compartilhamos algo nas redes, principalmente no famoso facebook, instantes depois, recebemos vários ‘curtir e compartilhar’, ainda mais quando se trata de algo que não acrescente nada relevante à vida de alguém. Se for trolagem, memes ou notícias sobre futebol então, prepare-se! Você virou celebridade instantânea e será tido como ‘o cara’!
As redes podem gerar negócios e aproximar profissionais de diversos setores, mas é comum, numa reunião presencial agendada através delas, verificarmos uma certa animosidade no tocante a opiniões, atitudes ou posturas.
Sendo assim, melhor continuar no mundo virtual destilando falsidades e demagogias e agradando todo mundo, se passando por bonzinho, do que tentar entender e aceitar o outro como ele é.
É comum fazermos projetos e postarmos nas redes e recebermos um ‘me chama’, ‘é isso aí’, ‘força aí’, ‘sucesso’, ‘conte comigo’ e coisas do tipo.
Animados que ficamos, é claro que na hora da execução dos projetos, vamos fazer valer nossa tão proclamada influência virtual e recorremos ao povo da animação on-line, que posta mensagens positivas, critica o time do outro ou implora pela chegada da sexta-feira. A surpresa é tão acachapante quanto as mensagens de apoio: a sonoridade falsa se reverte na mesma hora e o apoio dado através das redes se transforma num fardo pesadíssimo de se carregar e o resumo é sempre o mesmo: ‘boa sorte’.
E assim, se constroem ‘relacionamentos’ calcados na mediocridade, na falsidade e na linguagem moderninha do politicamente correto.

O ser humano está cada vez mais se tornando uma ilha e se achando conectado, criando uma distância pela (falsa) proximidade. Enquanto isso, a sua capacidade de articulação, de envolvimento com a sociedade vai minguando e ele se sentindo cada vez mais só – daí ir se lamentar, também nas redes sociais.
Não seria a hora de largarmos o clique de sofá e ligarmos para alguém em razão de seu aniversário, visitar um parente, ir ver um bebê de um amigo ao invés ficarmos dando ‘curtir’ nas fotos que acompanham o crescimento da criança?
Distribuir orações e correntes pela web, compartilhar foto de criancinha desaparecida há 18 anos ou publicar fotos de acidentes pedindo ‘paz no trânsito’, não vai nos tornar seres humanos melhores, nem será indicador de nossa preocupação com o próximo. Ao invés disso, nos tornará presunçosos e recalcados ao percebermos que não ajudamos de fato, apenas compilamos algo que foi mal produzido por outrem.
Cases:
As redes sociais, tal qual se tornaram hoje, replicam atitudes do dia a dia, como por exemplo:
A pessoa que está do seu lado e, ao sair, diz ‘um abraço’ e vai embora; é o convite respondido com um vago ‘se der eu passo lá’; é um encontro combinado com o manjado ‘vamos marcar um dia’ quando há a oportunidade de se resolver naquele instante com um simples ‘não’.
Já que o politicamente correto foi deixado de lado nestas linhas, o que dizer daquele que nunca mais viu um amigo ou fez conta dele e, ao saber de sua morte, vai colocar no seu ‘perfil’ um falso: R.I.P. e destila um monte de oração espirituosa em favor dele?
Hipocrisias assim estão à solta por aí, poluindo as redes.
Para exemplificar, encerro com um ocorrido que me fez continuar com fé no ser humano – o de verdade, não o virtual:
Dia desses precisei de um contato numa empresa para a qual já tinha prestado serviço. Era em outro departamento e, como sempre, recorri ao e-mail de um velho amigo que conheci nesta empresa anteriormente. Horas depois, ele me retorna, também por e-mail, dizendo não fazer mais parte do board e que não sabia quem era o responsável pelo departamento a que me referi.
Agradeci, como de praxe, falamos sobre amenidades e desconectamos. No dia seguinte, ao verificar meu e-mail, encontro lá nome e telefone do responsável pelo departamento que havia solicitado. Este meu amigo disse que tinha entrado em contato com a antiga empresa e me recomendado e, consequentemente, conseguido as informações de que eu precisava.
Ao fazer este comentário com minha esposa durante o jantar ela me disse: “É isso que toda pessoa correta deveria fazer, mas, como isto está cada vez mais raro, ao agir desta forma (correta) pessoas se tornam especiais".
Realmente este meu amigo faz parte deste rol cada vez mais reduzido atualmente.
Detalhe: não o conheci curtindo suas trolagens ou compartilhando assuntos irrelevantes. O conheci durante um evento, tomando café e dando um abraço ao final da reunião.

É isso.

3 comentários:

Silvia Zampar disse...

Pois é, tornou-se mais importante ser "legal" e "simpático" do que amigo e sincero.
A falsidade deve prevalecer a fim de manter o grande círculo de "amigos" que acompanham o perfil.
E falta engajamento = a maioria não se envolve com nada de verdade; e falta personalidade = por causa de namorados(as) ciumentos vemos fotos de perfis e capas no Face com "fotos do casal", onde a gente nem sabe quem é nosso suposto amigo; tem-se que ser lindo = o uso de fotos que mostram só uma parte do rosto (ou nada) é um horror; e tem que ser fútil = compartilhar foto do que está comendo é o cúmulo da pobreza de espírito.
É, temos que decidir o que queremos ser e fazer nas redes sociais, para não cairmos na ilusão de que temos, de fato, "AMIGOS".
E encham-se os consultórios dos psicólogos...

Aguinaldo Oliveira disse...

"curtir"

Paula disse...

Meu caro amigo Carlos Cunha, você disse tudo nesse seu texto.
Penso exatamente isso. As pessoas tem uma falsa idéia de proximidade com os outros.
O que adianta vc ter 1000 amigos em sua rede social e não ter contato pessoal com ninguém? Mas também, as pessoas ficam 24h conctadas na rede. Você acaba de postar uma foto, ou um comentário besta e imediatamente já tem um curtir lá.
Não sobra mesmo tempo para marcarem uma visita a um parente ou um choppinho com os amigos, pois está levando uma vida inteiramente virtual, ou seja, (não real).
Um abraço,

Paula Buono