quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Samba no Pé, Carnaval e Jogos de Inverno de Vancouver

Olá, pessoas!


Se o ano tupiniquim realmente se inicia depois do carnaval, Feliz 2010 pra você!

Só para constar, a partir do mês de abril começa a reclamação dos pobres pagadores de impostos, também conhecidos como nós e a projeção do impostódromo do Afif funcionando a todo vapor a exibir dados estratosféricos.

O que tem de intrigante em tudo isso é o fato de nós, brasileiros, reclamarmos de que precisamos de 4 meses de trabalho para pagar impostos e perdermos 2 meses do ano em produção. Sendo assim, teremos que camelar até junho e não abril para honrarmos nossos compromissos fiscais. Sem contar que em outubro já tem gente deixando tudo pro ano que vem, mandando mais 2 meses do ano pro vinagre. Será que eu errei as contas?

Que povo preocupado é este?

Neste fim de semana prolongado, para mim o melhor acontecimento foi a abertura dos Jogos de Inverno de Vancouver, no Canadá. Uma paisagem gélida, cercada de muito branco e superação nas pistas trágicas e rápidas do luge e um repertório musical irrepreensível nas pistas de patinação artística com domínio made in China.

Outro fato que me chamou bastante atenção foi a gastança sustentável de 127 milhões de dólares nos estádios que recebem as competições. Lá, no Canadá, cada centavo foi planejado e direcionado com o objetivo de não deixar que todo este investimento virasse um elefante branco depois das provas. E mais: os estádios não foram inaugurados na data da abertura dos jogos pois, meses antes, já eram utilizados e testados por equipes de pequenos atletas escolhidos dentre a população próxima a estes estádios.

Por aqui, a preocupação era outra: enaltecer o índio com pesquisas do Wikipédia e refrões repetitivos na avenida, enquanto estes sofrem em dizimadas reservas e usam jeans (aliás, existe coisa mais bizarra do que um índio usando jeans?)

Bom. O Importante é que o ano começou e à parte o samba no pé, eu desejo pra nós, um feliz 2010.

É isso.

Ouça o programa que vai ao ar pela Rádio Cidade de quarta à sábado.


Nenhum comentário: