sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Pelo Civismo, vale postar estas divagações

Me desculpem, pessoas, mas ainda sou do tempo em que os alunos se reuniam no pátio da escola, antes da entrada e cantavam o hino nacional.
Pode parecer piegas, saudosista, patriota demais,mas confesso que sinto saudade das aulas de Educação Moral e Cívica, onde se ensinavam os valores da pátria, os compromissos de uma nação, o papel de cada um dentro da sociedade.
Na minha sala, era símbolo de status, ser escolhido para hastear a bandeira em datas comemorativas, principalmente no 7 de setembro. E me recordo que muitos de nós ficavam constrangidos por não fazerem a bandeira brasileira chegar ao topo exatamente ao final do Hino Nacional.
E foi numa destas comemorações cívicas, para a qual fui chamado para orador da turma, que percebi a minha facilidade de comunicador.
Foi numa manhã de 7 de setembro, quando ao término do discurso, recebi os comentários positivos do meu professor chamado Cláudio D´Angieri. A partir de então, em qualquer cerimonial que os alunos organizassem eu era sempre lembrado.
Tudo isto pode parecer meio arrogante, mas na verdade, não sou arrogante: sou apenas sincero.
Bom, voltando ao assunto do civismo, o tempo foi passando e, aos poucos, os alunos deixaram de fazer deferência aos mestres e professores, as pessoas se esqueceram do respeito e de se tratar com urbanidade e muitos valores aprendidos (pelo menos por alguns) foram esquecidos e jogados pelo caminho afora.
Resgatar o civismo, vai fazer que os cidadãos se tornem responsáveis não só pelo País, mas acima de tudo, consigo mesmos.

Um comentário:

Rodrigo Fernandes disse...

Meu caro, adotemos o hino nacional padrão do século XXI: "Eu sou brasileiro com muito orgulho e muito amor..." convenhamos, é muito mais simples que as inversões das margens plácidas. Mas não se esqueça de cantá-lo apenas de quatro em quatro anos...BRASIL-SIL-SIL!