quinta-feira, 1 de março de 2018

Jogral na faculdade???



Olá, pessoa!

Imagem: Asas da Literatura
Uma questão de comunicação e observação:
Pra onde as faculdades estão levando os seus alunos?
Muitos assuntos poderiam ser abordados por aqui sobre didática, tecnologia, método de ensino, etc...
No entanto, vou me restringir à minha área de atuação: comunicação.
Ao contrário do nível, que se intitula superior (?) as apresentações em grupo têm sido feitas no melhor (ops!) estilo JOGRALZINHO, onde cada um recita a sua parte e fica esperando uma falsa interatividade do professor.
Assisti a algumas e todas foram finalizados com o termo: 'acabou'.
Pensei: E agora? Quem vai limpar?
Ponderando: tal técnica pode ser utilizada como instrumento de desinibição no ensino fundamental, para ambientar o apresentador infanto-juvenil às mais diversas situações e ensinar espírito de equipe.
Mas...em se tratando de fa-cul-da-de! achei que nem existisse mais.
A comunicação é dinâmica e de nada adianta soltar estes pretensos profissionais no mercado sob a égide do 'do it yourself' ou 'o verdadeiro aprendizado está na rua'.
Realmente, isto procede e faz o maior sentido, só que estas expressões têm sido usadas pelos docentes como forma de se eximirem de ensinar. Às vezes me pergunto se este não é um medo de concorrência (vai que meu aluno fica melhor que eu, né?). Com isto, o mercado de atuação vai se nivelando pra baixo. Alguns dirão que 'o aluno não se interessa por estas coisas' e 'apresentação é secundária'. E voltamos na viciosidade dos paradigmas já citados.
Fico imaginando a cara de um diretor de empresa que pede um relatório pra equipe e depois tem de assistir coisas assim numa reunião de feedback(???) e na frente de players importantes.
No final, só fiquei esperando um acróstico que terminasse com a palavra OBRIGADO ou com o meigo: BEIJO, MÃE!

É isso.

(dicoach: textos assim não devem ser publicados pois podem ser rotulados de 'politicamente incorretos'. Porém, creio ser oportuno acabar com esta prática que vem rebaixando a verdadeira comunicação a um bla bla bla sem conteúdo).

Nenhum comentário: