segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Penso, portanto, falo

Olá, pessoa!
Talvez você estranhe esta adaptação a La Descartes, mas, eu não poderia deixar este gancho ‘passar batido’.
Hoje em dia, não basta apenas pensar. O pensamento tem de ser exposto.
Não basta apenas expor o pensamento. É necessário se mostrar.
Recentemente uma instrução viralizou nas redes sobre os jornalistas da Globo ensinando o povo a conseguir as melhores imagens com o celular.
Na horizontal sempre, na vertical nunca. Pra melhor compreensão: celular deitado ao invés de ‘em pé’.
Esta questão de se criar vídeos numa sociedade cada vez mais virtual e afeita ao visual não tira a necessidade de se falar bem e ser compreendido.
Até agora, independente se o vídeo está ‘em pé’ ou ‘deitado’, note que os maiores likes e curtidas estão na oralidade, ou seja: na capacidade de saber como se fala.
E assim, os grandes oradores, sejam eles animadores de platéia, filósofos, analistas de comportamento, comediantes, têm NA PALAVRA, sua maior força de expressão. A imagem apenas os acompanha.
Mas, a necessidade de usar a palavra, não é só para os grandes oradores e famosos: há algum tempo, muitas empresas se utilizam da tecnologia da videoconferência para seus processos seletivos.
Nesta hora, o marketing pessoal extrapola a imagem e, se o candidato à vaga não souber verbalizar o que pensa, certamente estará fora de qualquer processo de seleção.
Observamos muitos profissionais com alta capacidade e rendimento, mas que não conseguem transferir conhecimento, ou por serem tímidos, ou por não saberem organizar o raciocínio verbal.
E assim, muitos deles se sobrecarregam em suas atribuições desnecessariamente, pois não sabem fazer o que sugeriu Steve Jobs: delegar tarefas complementares.
 Nestas horas, um bom treinamento ajuda até para identificar e trabalhar possíveis bloqueios.
Nesta era do celular (seja na horizontal ou na vertical) as palavras podem falar tanto quanto a imagem.
Para existir, não é necessário apenas pensar. Mas também falar.

É isso.

Nenhum comentário: